segunda-feira, 10 de junho de 2013


TURMA DA MÔNICA


   MINHA EXPERIÊNCIA DE LEITURA


    Venho de uma família simples e maravilhosa que embora valorizasse muito o estudo, nunca teve condições financeiras para ir além do planejado, como   os livros nunca foram baratos, era difícil compra-los com frequência. Mesmo assim meu gosto pela leitura despertou desde que eu era muito pequena, pois tive a sorte de ter um pai maravilhoso, artista plástico e apaixonado por bancas de jornal (por conta dos gibis) e sebos, ele sempre me levava em suas aventuras literárias. Também não posso deixar de citar os meus professores centrados e atentos, que também corroboraram, e muito, com a minha formação literária.


        Não me esqueço de um livro maravilhoso cujo título era “Os cisnes Selvagens”. Este livro me fascinou por conta de suas ilustrações maravilhosas o que me despertaram o desejo de ler. Também pudera: em casa ninguém escapou de ler o tal livro para mim, repetidas vezes. Mediante caras feias e desculpas esfarrapadas para não lerem mais o livro para mim, entendi logo cedo que o negócio era ser independente (eu tinha quatro anos de idade). Ainda mais que o meu pai começou a trazer gibis da turma da Mônica para casa... Aí o meu desespero só foi aumentando, pois ninguém queria ler para mim mesmo! Quando estava com cinco anos e meio minha mãe me matriculou em uma pré-escola... Aí sim, eu me realizei... Em seis meses estava lendo tudo e mais um pouco... Passava as tardes devorando gibis, livros (embora eu tivesse só um), revistas, jornais-tudo! Quanta felicidade! No ano seguinte, fui para a primeira série e minha professora, a Dona Cleusa logo observou a minha vontade de ler tudo e chamou meus pais para uma conversa... Ela pediu que fizéssemos a  assinatura de um certo jornal infantil da época, que se chamava “O Foquinha” e trazia varias curiosidades, como :origem dos feriados, personagens folclóricos,  curiosidades sobre animais e generalidades, enfim, um sonho para mim. Sei que foi muito difícil para os meus pais pagarem aquela assinatura, mas valeu a pena. Eu ficava ansiosa, contando os dias para ler o jornalzinho (sua periodicidade era mensal). Quando ele chegava, eu lia muito e aprendia muito!Imagine, em uma escola onde os textos eram “Didi comeu o melado do bebê” ou “ O bebê baba” e afins cujo “caminho era suave”, o jornal me levou rapidinho aos “mares nunca dantes navegados.
      No ginásio, a minha saga continuou... Comecei a ler os livros da série vagalume, nesta época eu já estudava numa escola maior e a biblioteca era mais completa. Lembro-me que comecei a ler essa coleção e fiquei encantada, quando percebi já havia lido todos os títulos do acervo da biblioteca. No colegial eu comecei a trabalhar, então comprei os livros que eram propostos para o vestibular, mas ainda tinha dificuldades financeiras para comprar todos os livros que eu queria ler. Hoje sou apaixonada pela leitura, tenho vários livros, eles são muito importantes para mim! Tento hoje passar aos meus alunos a importância da leitura, pois através dela eles terão condições de escrever  e ler  com muito mais clareza e precisão.
LIVROS DA SÉRIE VAGALUME
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário